.com ou .pt, que domínio escolher?


Escolher o domínio para uma empresa é um passo muito importante que deve ser pensado cuidadosamente. É através desse domínio que clientes e potenciais clientes vão encontrar o seu site. É também com esse domínio que vai poder criar as suas contas de e-mail personalizadas.

A extensão que escolher não deve ser aleatória. Tenha em conta que ao optar por um domínio .pt, está automaticamente a informar o seu cliente de que é uma empresa portuguesa. O seu público alvo é português? Pretende que o seu cliente o reconheça como empresa portuguesa? Quer garantir maior confiança e segurança ao cliente português? Então sim, o .pt é ideal para si.

Caso contrário, se a sua empresa é uma empresa além fronteiras que trabalha sobretudo com exportação, tem filiais distribuídas por vários países ou tem projeção mundial, o melhor será utilizar um domínio genérico como o .com.

Se tiver possibilidade, registe ambas as extensões. Ao registar tanto o .com como o .pt, está a proteger a sua marca. A forma de pagamento de um domínio é por norma anual e o seu valor é pouco significativo pelo que é preferível prevenir. E mesmo que só opere a nível nacional, nunca se sabe o futuro, correto? Claro que registar ambos não é de todo obrigatório. As extensões podem nem estar disponíveis para registo, e nesse caso terá que voltar ao início da questão e repensar no assunto.

Existem ainda as extensões de cada país que deverão ser por si ponderadas caso trabalhe ou exporte muito para um país específico. Os utilizadores identificam-se mais com extensões do seu país, e sentem maior confiança no produto/ marca.

Tão ou mais importante que a extensão é o nome do domínio que deve ser memorável e curto. Deve ser fácil de soletrar via telefone, evitando possibilidades de erro. Repare que basta uma letra errada para que o e-mail não seja enviado ou o site não seja encontrado. Quantas vezes já não lhe aconteceu uma situação similar?

Tenha em atenção que depois de registado, o seu domínio não pode ser alterado. Caso exista essa necessidade, terá que registar um novo domínio.



*imagens: freepik.com

Artigo originalmente publicado aqui