Criar um negócio online. O panorama de uma micro/pequena empresa


Nos últimos anos temos recebido, na Modular Studio e na Getcode, um vasto leque de pedidos de ajuda para lançar negócios online, desde serviços de distribuição de alimentos à porta de casa até ferramentas para descobertas de locais turísticos, impulsionados pelo desejo destes empreendedores em lançarem a sua ideia neste mercado, cada vez mais importante, do mundo tecnológico.

Retiramos a ideia dos contactos que nos fazem, que na maioria, conhecem bem o seu negócio, mas apresentam um grande desconhecimento de como funciona um serviço online, ou têm expectativas irrealistas perante tamanho universo de possibilidades. Muitas das vezes sugerem que colocar o seu produto ou serviço numa página online será suficiente para obter sucesso comercial no mercado digital.

Claro que não podia estar mais longe da verdade.

Criar um negócio online

A realidade é que apenas uma pequena percentagem destes projetos têm sucesso e sustentabilidade ao longo dos anos, e estes casos estão quase sempre relacionados com empreendedores que, em primeiro lugar, sabem delegar tarefas especializadas a quem tem capacidades para fazer o trabalho, criando uma equipa multidisciplinar que permite levar a bom porto a sua ideia.

Exemplos de práticas sem sucesso ou menos boas são muitas ao longo dos anos. Muitas das vezes situações difíceis para nós, que com o olhar exterior, verificando que algumas das opções podiam não ser as melhores, mesmo assim não conseguimos contornar.

Criar um negócio online

Alguns dos pontos comuns que coincidiram com projetos de insucesso:

— Clientes que querem microgerir todas as peças do negócio, até no copy dos flyers promocionais, dedicando mais tempo a pedidos de revisão e alterações, muitas vezes até desenhando por eles próprios esses elementos, em vez de se focarem no modelo de negócio ou nos processos de venda do mesmo, demonstrando uma insegurança sobre o profissional que está a fazer o seu trabalho;

Ideias irrealistas que não funcionais ao nível tecnológico mas que são alimentadas pelo fear of missing out sugeridos pela quantidade de negócios que há online, e pela questão: se todos têm, porque é que o meu negócio também não haveria de funcionar online?

Falsa ideia de facilidade; basta colocar o meu produto numa loja online que logo obtenho um novo negócio no qual posso enriquecer, pois os custos são baixos e o público alvo do meu negócio aumentou agora 100 vezes;

— Efetuar exportações só porque agora a loja online tem uma versão com uma língua estrangeira, muitas vezes utilizando o Google Translate para maximizar o número de línguas possíveis;

— Preocupação excessiva no design e posicionamento de elementos gráficos do site/loja ao ponto de deixar para segundo plano a opinião dos clientes, o seu funcionamento e respetivo modelo de negócio.

— Não querer investir dinheiro após o lançamento do projeto, em plataformas de publicidade online, como o Google AdWords ou o Facebook Ads, por acreditar que são uma despesa e que as pessoas simplesmente encontram a sua marca pelo motor de busca.

Criar um negócio online

Nem todos os micros/pequenos negócios são compatíveis com processos online. Muitos vivem da interação direta das pessoas e são esse o segredo do seu sucesso. Ao iniciar este caminho existem alguns pontos que são importantes compreender para que as expectativas sejam realistas e o projeto possa iniciar da melhor forma:

- Uma loja/serviço online é um negócio como qualquer outro; Necessita de contínua promoção e trabalho, principalmente no apoio ao cliente.

- É necessária uma equipa ou um conhecimento multi disciplinado, pois, um negócio online necessita de design, programação e marketing digital. Pelo menos numa primeira fase, visto que, no caso de sucesso irá precisar de um maior número de disciplinas.

- Como é que o cliente vai encontrar o meu projeto online? Em que meios digitais será feita a promoção?

- Compreender os comportamentos do consumidor digital. Como utiliza o telemóvel ou o computador para interagir com o seu serviço ou loja.

- Qual o fator diferenciador? Acrescenta algum valor a negócios já existentes? Na segunda parte desta série de artigos vamos focar nos pontos chave e nos casos de sucesso de projetos que ainda hoje marcam pela diferença dentro deste mercado.



*imagens: freepik.com


Artigo originalmente publicado aqui