Estratégias de promoção para o seu website


Esta realidade leva-nos a concluir que todos os pequenos negócios necessitam de uma estratégia de marketing online forte e constante.

Se não possui ainda uma estratégia definida para promover o seu website ou presença em redes sociais, talvez esteja a perder oportunidades valiosas de envolver o seu público-alvo e de gerar leads online.

Promova uma revisão do seu Website

Uma das principais razões pela taxa de abandono numa primeira visita prende-se com os tempos de carregamento da sua página. Além de criarem um impacto negativo na experiência do utilizador irá também prejudicar a sua valorização em termos de estratégia de SEO.

Verifique se a navegação é clara e informativa e não é constituída por demasiados passos para chegar ao objetivo.

Tenha especial atenção à acessibilidade do conteúdo no que respeita a visita via ecrãs mais pequenos, ou seja, o formato móvel. Websites que não sejam mobile-friendly nos tempos que correm são claramente prejudicados no que respeita à taxa de retorno de visitas e consultas.

Optimização

Para ser encontrado o seu website tem de estar bem posicionado nos motores de busca. Falamos na posição dos resultados que um utilizador efetua no Google, por exemplo, dentro das sugestões que lhe são indicadas como resultados para determinadas palavras-chave.

A optimização de motores de busca, em inglês search engine optimization ou SEO refere-se ao processo de efetuar alterações no design e conteúdo do seu website de forma a ficar mais atrativo para os resultados dos motores de busca em determinadas palavras-chave ou frases de referência.

Esta optimização irá trazer um maior número de visitas orgânicas, interessados nos conteúdos que disponibiliza.

Conteúdo

O processo de criar e publicar conteúdo valioso e relevante para o público alvo do seu negócio garante um maior envolvimento do consumidor na sua marca ou serviço, fortalecendo a relação com as suas leads. É necessário desenvolver uma estratégia de publicação de conteúdo:

- Que tipos de conteúdos pode criar;

- Quais os tópicos em que se deve focar;

- Quem da sua estrutura pode criar esse conteúdo;

- A periodicidade de publicação;

- Em que canais irá disponibilizar essa informação;

Publicidade paga

Afirmar que apenas com otimizações e conteúdo de qualidade é suficiente para obter boas leads é uma proposição arriscada no sentido que os exemplos bem sucedidos não fazem parte da maioria dos casos de sucesso. Apesar de o nosso objetivo ser obter o maior número de visitas orgânicas, nem sempre é suficiente, ou por vezes não esperamos o tempo suficiente até que o SEO faça o seu trabalho. Existem dois canais principais para promover a sua marca ou serviço através de publicidade paga: Google AdWords e Facebook Ads. A principal diferença foca-se no objectivo. Publicidade na rede Google é vantajosa se pretender posicionar-se como resultado das pesquisas para determinadas palavras-chave. No Facebook, ou em outra rede social, o foco está no reconhecimento de marca após a seleção de um público-alvo através da filtragem demográfica. Ambas são uma boa forma de dar um boost de visitas para o seu website e devem ser geridas e mantidas de forma regular numa estratégia a longo prazo.

Em suma, uma estratégia de marketing online para promoção do seu negócio e/ou marca é fundamental para sustentar a procura de novos clientes nas mais variadas plataformas ou serviços disponíveis.


*imagens: freepik.com



Artigo originalmente publicado aqui