Uma forma de promoção online de um negócio?

por Pedro Seco

Tradicionalmente este aspecto prende-se com o facto de que esta área é vista como uma despesa e não um investimento. Muitas das vezes pela falta de capacidade de medir o retorno, outras pela incapacidade de compreender onde se encontra o público-alvo dentro da oferta disponível.


Existem formas simples de promover digitalmente um negócio ou empresa sem necessidade de um investimento financeiro avultado.




Dos vários meios disponíveis, em Portugal, a publicidade de boca-a-boca é a mais prolífera entre micro e pequenas empresas. A predisposição para recomendar ou criticar algum serviço é-nos inato e quase banal no dia-a-dia. É então importante proporcionar uma boa experiência ao consumidor para que este recomende o seu serviço ou negócio, mas também obter a sua opinião por escrito de forma a partilhar com terceiros.


A partilha desta informação no website da empresa ou nas redes sociais irá aumentar a credibilidade da sua marca dentro do sector, criando leads de qualidade, resultado das reviews que partilhou.


Qual poderá ser uma forma simples para obter esta informação?


Uma das formas mais directas é o uso do email. Apesar de em muitos os casos seja criticado pela quantidade de informação que nele é depositado, ainda é a forma mais direta de contactar alguém no mundo digital.


Procure criar uma lista de atuais clientes, os quais previamente lhe deram permissão de contacto comercial via email, e escreva um ou dois parágrafos a explicar o seu objectivo. A ideia é sensibilizar o seu cliente a partilhar a experiência que tem ou teve a trabalhar consigo, de forma construtiva, para poder usar publicamente como promoção do seu negócio. Não se esqueça de pedir autorização para essa partilha!


Uma forma rápida de obter uma base de dados destes testemunhos é através da criação de um formulário com uma ferramenta gratuita como o Google Forms.


https://docs.google.com/forms


Com esta ferramenta poderá criar um formulário no qual poderá inserir os campos que se enquadram no seu pedido. Por defeito, quanto menos melhor. Neste caso o nome e campo de texto para testemunho serão suficientes. Quando estiver finalizado copie o link do formulário e partilhe no email que escreveu anteriormente. Agora sempre que um cliente seu escrever o seu testemunho, terá essa informação disponibilizada numa folha excel, no Google Spreadsheets.


Utilize esses testemunhos para aprender e conhecer a forma como os seus clientes interagem ou pensam do seu negócio e partilhe os que considera demonstrativos da sua realidade nas suas páginas de redes sociais e no seu website.


*imagens: freepik.com






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